quinta-feira, 1 de setembro de 2022

💛 SETEMBRO AMARELO 💛

💛 Setembro Amarelo 💛

Mês da prevenção ao suicídio  


Vamos juntos em prol da vida, de estender a mão, de desenvolver nossa empatia em olhar para o outro e nos fazer presente para qualquer assunto que seja necessário para que todos ao nosso redor sejam mais felizes, mais compreendidos e se sintam abraçados!


A origem do Setembro Amarelo e o movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo.  Porém, em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Infelizmente nem a família, nem os amigos, perceberam os sinais de que ele pretendia atentar contra sua própria vida. No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos e ou ideação suicidas a buscar ajuda. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde(OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.


Para muitos, persiste o pensamento de que uma pessoa que desiste da sua própria vida não tem coragem para viver e prefere desistir a lutar. O Setembro Amarelo vem mostrar que isso não é verdade.

Problemas como estresse, depressão, uso descontrolado de substâncias e até mesmo o assédio em função do “bullying”, geram grandes abalos para a saúde mental do indivíduo. Quem se suicida não quer desistir de viver, mas se livrar da dor e dos problemas para os quais não encontra uma saída.

A intenção é mostrar para essas pessoas que elas não estão sozinhas, são compreendidas e podem procurar ajuda, que todos esses problemas têm uma solução quando recebem o apoio de outras pessoas. E de conscientização com quem também não está passando por essa situação.

Por ser um assunto em que podemos encontrar diferentes perspectivas, um dos pontos abordados pela campanha é exatamente a saúde mental.

Durante os estudos uma frase que me chamou muito atenção foi:

“O indivíduo não está querendo morrer, ele só quer acabar com a angústia insuportável que sente” (Silva e Polubriaginof 2009).

Esta angustia é decorrente de uma dor profunda/aguda; pensamentos negativos; a vontade de sumir indo para ideação suicida e de fato ao ato – suicídio. Quando este não lhe dá o resultado esperado; de imediato aparece a culpa e logo após a dor profunda volta e o ciclo se inicia.

As doenças mentais, quando não são identificadas ou são tratadas de forma incorreta podem levar ao suicídio. Entre elas destacam-se: depressão, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, transtornos alimentares e esquizofrenia.

As doenças mentais, assim como aspectos psicológicos e sociais, são consideradas fatores de risco.


Busque ajuda!


Divulgaremos ao longo do mês, canais de ajuda para espalhar a atitude preventiva. Ajude também.


#espi #espiInspira #espiTransforma #espiVanguarda 

#nossosalunosnossotesouro #vidaescolar #serfeliz #educacaoinfantil #ensinofundamentalI

#ensinofundamentalII #ensinomedio #conquistas #pensamentocritico #educacaosalva #educar

#nossosalunosnossotesouro #vidaescolar #serfeliz #cidadania #conquistas #pensamentocritico #culturajaponesa #culturabrasileira #nippobrasileiros #comunidadebrasileirajapao #orgulhodesernippobrasileiro #alunoprotagonista #professoresapaixonados #setembroamarelo #emproldavida #saudemental #busqueajuda


__________________________________


🚀 Siga também nossas mídias sociais para acompanhar nossos alunos, eventos e vida escolar.


🗣 Nossa página no Facebook 

https://www.facebook.com/espjapao/


🥳 Nosso blog

https://espioficial.blogspot.com/?m=1


📺 Nosso Instagram

https://instagram.com/escola_saopaulo?igshid=1bsm2nyw90lh3


🖥 Visite nosso site:

www.espioficial.jp


Veja todas as fotos e registros, comente e compartilhe tantos momentos eternizados✨ 

_________________________________






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens em destaque!

FASHION ACTIVISM CAMPAIGN GOAL ✨

Apresentação dos trabalhos de Língua Inglesa 2EM 🇺🇸🇬🇧 FASHION ACTIVISM CAMPAIGN GOAL: To motivate other students to adopt a sustainable ...