sábado, 6 de abril de 2024

🤩 DINÂMICAS SÓCIO EMOCIONAIS | PROJETO DE VIDA ✨

Projeto de vida de acordo com a Base Comum Curricular

O projeto de vida traz a possibilidade de arquitetar, conceber e plasmar o que está por vir.  

As escolhas dos estudantes decorrem de influências intrínsecas e/ou extrínsecas e, no que tange ao apoio da escola, do compromisso de seus atores com a ética, “Idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive".


Projetar a vida perpassa por questionamentos sobre as diferentes violências físicas e simbólicas que se configuram diante das desigualdades sociais, étnicas e de gênero. Idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive. É o momento em que são percebidas as tantas formas e jeitos de ser. É também quando alguns dos preconceitos construídos socialmente atingem e afetam as crianças, o que pode ser revertido a partir do compromisso da escola em importar-se com o outro.


Qual é o nosso destino?

Uma das maneiras de buscar respostas às perguntas iniciais da existência, tais como: “Quem sou? Por que existo? Por que existe tudo e não nada?”, é por meio do autoconhecimento. Por ele, inicia-se a construção da identidade pessoal.

Muitos alunos relatam ou demonstram, direta ou indiretamente, não serem merecedores de sonhar, de modo que grande parte da energia dos professores reside em superar determinismos geográficos ou biológicos e despertar nos adolescentes a vontade deles quererem algo para si, reforçando que a escola é:

  • espaço de acesso ao conhecimento;
  • ampliação do universo cultural;
  • ascensão social e profissional.


A instituição escola é, também, um espaço privilegiado para descobertas quanto ao mistério da vida. Da poesia à biologia, do astrônomo ao filósofo, do artista à criança sempre há possibilidades de diálogo, produção, pensamento, debate e desenvolvimento do verdadeiro potencial humano que supera a repetição e a imitação, pois se vê capaz de:

  • criar;
  • sentir;
  • pensar;
  • inventar;
  • inovar;
  • querer;
  • ousar. 


Esse modo de olhar para o estudante em sua integralidade envolve a unidade entre corpo e mente, pois compreende aspectos cognitivos e afetivos, intelectuais e práticos, políticos, singulares e coletivos, ou seja, implica em ser receptivo para os aspectos humanos que passam a ser explorados intencionalmente. É a vez de identificar preferências e habilidades. 


Essa educação interdimensional visa contemplar equilibradamente aspectos racionais, relacionais, físicos e irrespondíveis, como “o que é a morte”, “a que se destina nossa existência”, pois o “eu” e o “tu” transcendidos no “nós” trazem ao projeto de vida algo para além do indivíduo. Trata-se do ser e do querer ser que dependem da confiança, da escuta atenta, da percepção de si e do outro, do apoio familiar, da aprendizagem, da comunicação oral e escrita para interagir com a comunidade, de saber argumentar e defender pontos de vista, do reconhecimento dos pontos fortes e das fragilidades do projeto, visando formar um cidadão autônomo, solidário e competente.



___________________________

🚀 Siga também nossas mídias sociais para acompanhar nossos alunos, eventos e vida escolar:


🌴 Visite nosso LinkTree:

https://linktr.ee/espi_japan


🗣 Nossa página no Facebook 

https://www.facebook.com/espjapao/


🥳 Nosso blog

https://espioficial.blogspot.com/?m=1


📺 Nosso Instagram

https://instagram.com/escola_saopaulo?igshid=1bsm2nyw90lh3


🖥 Visite nosso site:

www.espioficial.jp


__________________________

💕👀 Veja todas as fotos em nosso BLOG e salve as fotos de seus filhos! 


👍🏻 Dá um joinha, comente e compartilhe tantos momentos eternizados✨

__________________________

fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/200-projeto-de-vida-ser-ou-existir




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens em destaque!

FASHION ACTIVISM CAMPAIGN GOAL ✨

Apresentação dos trabalhos de Língua Inglesa 2EM 🇺🇸🇬🇧 FASHION ACTIVISM CAMPAIGN GOAL: To motivate other students to adopt a sustainable ...